09 outubro 2006

Vida de palestrante

Uma incentivo muito importante que temos no INdT e que raramente encontramos em outras empresas, é a participação em eventos relacionados ao trabalho que desenvolvemos. E essa participação não se limita somente a assistir ao evento em si, mas também ir como palestrante. Na verdade acaba sendo mais fácil ir para ministrar uma palestra do que somente para participar.

Como nosso foco é software livre e esse assunto ainda não é muito difundido no Brasil, a maioria dos eventos importantes acaba ocorrendo no exterior. Muita gente aqui já participou, as vezes como palestrante, de eventos muito importantes no mundo de Software Livre, como a linux.conf.au, GUADEC e Ottawa Linux Symposium, entre vários outros. Em território nacional, talvez o mais conhecido e importante seja o FISL, que também conta sempre com a participação do INdT.

Mas não estamos limitados somente aos "mega-eventos" mundiais de Software Livre. Às vezes, participar de um evento menor e mais focado em um determinado assunto acaba sendo mais proveitoso para o nosso objetivo, que é difundir a plataforma de desenvolvimento Maemo entre os desenvolvedores brasileiros e universidades de Recife e da região. Assim, geralmente acabamos por ter que "revezar" os palestrantes, já que muitos eventos acabam ocorrendo muito próximos uns dos outros e até mesmo em dias coincidentes. Só pra citar um exemplo, semana passada estava ocorrendo um evento na UPE de terça a sexta e outro em Natal na sexta e sábado.

No final das contas acabei sendo "sorteado" para ministrar uma palestra no evento que estava acontecendo na UPE. Pra não dizer que estou mentindo, aí vão algumas fotos:





Eu já sabia que esse ia ser um caminho sem volta. O próximo evento programado será em Fortaleza entre os dias 19 e 21 de outubro. Para este, já tenho duas palestras programadas. Só estou esperando a hora de ter que apresentar uma palestra dessas em algum evento internacional em que tenha que falar em inglês. Apesar de tudo, acho que vale o sacrifício de conhecer novos lugares com hospedagem, passagem aérea e alimentação por conta do INdT. :)

4 comentários:

Karina disse...

Puxa Eduardo, que experiência legal esta na sua empresa!! E com certeza, isto é raro mesmo entre as empresas. Aproveite todos estes momentos que com certeza fazem toda a diferença na sua carreira profissional!!!!

Apoena disse...

É massa essa empresa. Com certeza você terá muitas oportunidades de conhecer vários lugares. Quanto a palestra em inglês, só a primeira dá medo, depois pega no tranco. É mais difícil dar palestras em inglês para brasileiros do que para estrangeiros.

Claudia Melo disse...

Edu, achei tudo o MUST! De Recife para o mundo!! :-) Para alguém que gooosta de falar como um certo amigo meu, não será dificuldade palestrar em qualquer lugar do mundo. Vc é fera!! ;) Bjss

Etrunko disse...

Valeu pelo apoio galera... To indo hoje a noite pra Fortaleza. As palestras vão ser amanhã de manhã e vou aproveitar pra esticar o fim de semana por lá! Depois volto com algumas fotos e o resumo da ópera.