30 outubro 2006

Tutorial: Como postar no blog

Este post é pra acabar de vez com todas as desculpas pra não escrever no blog. No último post, a Karina veio falar comigo dizendo que estava com algumas dificuldades para publicar o que ela tinha escrito. Então combinei com ela de fazer um pequeno tutorial mostrando os passos necessários para postar.

O modo mais comumente usado para criar posts é utilizando o seu browser. Para este caso, os passos são os seguintes:

  1. Efetuar Login no Blogger

  2. Para isto, basta entrar no endereço http://www.blogger.com/home/, digitar seu nome de usuário e senha e clicar no botão "Sign In", como mostra a figura a seguir:


  3. Blogger Dashboard

  4. Assim que efetuado o login, você será direcionado para o Dashboard, uma página onde que lista todos o blogs que você participa, além de exibir opções como por exemplo, editar seu profile, modificar sua senha e modificar a língua de exibição, como mostra a seguinte figura:



    Nesta página é só clicar no link do blog da comp2001: "XIX Turma de Ciência da Computação - UFU".

  5. Criando um Novo Post

  6. Na página que irá abrir, você terá uma lista de todos os posts já criados até o presente momento. É possível ler todos os posts, mas só é possível editar ou apagar aqueles que foram criados por você.

    Para criar um novo post é só clicar no botão Create new post, como mostra a figura abaixo:



    Na próxima página você irá encontrar o editor de posts. A partir daí é só escrever o que vier na cuca.



    Uma funcionalidade legal é poder visualizar como está o post que você está criando. Para isto basta clicar no link "Preview", localizado no canto superior direito da caixa de edição de posts.



    Se você tiver começado a escrever mas por algum motivo não foi possível terminar, é só clicar no botão "Save as Draft" que o seu post será salvo para futura edição. Se estiver tudo pronto, é só mandar bala clicando no botão "Publish Post". E se no final das contas você ver que errou em alguma coisa sempre é possivel editar o post que foi criado, ou então apagá-lo.


Outra forma de postar é usando o Picasa. É bem mais fácil e rápido do que pelo browser. É só selecionar as fotos que quer postar e clicar no botão localizado na barra de taregas na parte inferior da janela, entitulado "Blog This!"



O resto dos passos são bastante similares aos que descrevi a cima. Então deixo com vocês. Qualquer dúvida, não hesitem em me procurar. Agora quero ver isso aqui bombando viu galera?

26 outubro 2006

Amigos na Califórnia Brasileira 2



Olá pessoal, ontem tive o prazer de receber duas grandes visitas na minha casa em Ribeirão, os amigos Helena e Paulo!! Muito legal eles terem vindo para cá, os dois estão participando de um congresso e sorte minha que este congresso foi aqui!! Ontem eles foram em casa, viram todas as fotos e filmagem do casamento (cansaram de tanta foto.. hehe) e fizemos um lanche. O Vinícius estava viajando por isso não preparei aqueleee jantar de recém casada.. ahaha..


A Helena fotografou os nossos momentos e quero compartilhá-los com vcs e dizer que quero receber mais visitas aqui na Califórnia Brasileira.. hehe.. !! Primeiro foi o Arthur, agora a Helena e o Paulo.. quem será o próximo??? Espero postar novamente aqui em breve...

Beijos a todos, Karina.

18 outubro 2006

2 em 1: Defesa e Noivado


Pessoal,

Como a maioria já sabe, defendi meu mestrado em Engenharia de Software lá no IME-USP em 29/09/2006. Foram quase 4 anos de São Paulo, trabalhando, fazendo mestrado e dando aulas à noite. Com uma perninha quebrada no meio do caminho (o que me rendeu 9 pinos e uma placa - mas isso não foi durante o estudo - eu garanto heheh) e alguns bons fios de cabelo branco, alcancei mais um objetivo. Foi uma fase muito boa da minha vida.. e, como disse na minha defesa, "não conseguirei devolver à USP o quanto ela me ofereceu". A primeira foto é da minha irmã Luciana, eu, minha orientadora Ana Cristina V. de Melo e o famoso Jesus Salvador (conhecido também como meu pai).

Depois temos um emocionante (hehe) momento de apresentação de slides da defesa (segundo minha irmã, minha roupa estava combinando com o ppt). Acho que aí alguém estava me perguntando algo.

Após 3 horas de defesa (apresentação + banca + perguntas da platéia), saímos pra comemorar - eu estava só o pó. O Getúlio foi o representante oficial da Comp2001 no evento. Pense num cabra feliz!! :-)

Bem, como a maioria também sabe, eu conheci por meio da Silvia, meu atual namorado: Rodrigo. Talvez nem todos saibam que eu o conheci apenas 5 dias antes de me mudar de São Paulo para Brasília. Resultado: 5 meses depois ele se mudou pra cá. E mais 5 meses depois me pediu em casamento :-) Aproveitamos a ida para SP e ficamos noivos na casa da família dele (uma cidade a 70km da capital chamada Alumínio - que o Getúlio também conhece, né Get!!).
Pense numa pessoa que estava só o pó no noivado (vide olheiras)!!
Fiquei muuuuito feliz por essa outra conquista, agora bem maior: a de encontrar minha cara metade - 26 anos para achar :-) Segue aí uma foto do noivado (aliança tinindo). Agora é esperar o casório ano que vem!!

11 outubro 2006

Mais uma para a turma

Essa turma não pára de crescer. A mais nova integrante se chama Isabela, filha da Lívia, que nasceu no dia 15 de setembro e com muita saúde! Queria em nome de toda a turma parabenizar a Lívia pela filha linda e dizer que estamos todos ansiosos para conhecê-la na nossa festa de 6 anos!

09 outubro 2006

Vida de palestrante

Uma incentivo muito importante que temos no INdT e que raramente encontramos em outras empresas, é a participação em eventos relacionados ao trabalho que desenvolvemos. E essa participação não se limita somente a assistir ao evento em si, mas também ir como palestrante. Na verdade acaba sendo mais fácil ir para ministrar uma palestra do que somente para participar.

Como nosso foco é software livre e esse assunto ainda não é muito difundido no Brasil, a maioria dos eventos importantes acaba ocorrendo no exterior. Muita gente aqui já participou, as vezes como palestrante, de eventos muito importantes no mundo de Software Livre, como a linux.conf.au, GUADEC e Ottawa Linux Symposium, entre vários outros. Em território nacional, talvez o mais conhecido e importante seja o FISL, que também conta sempre com a participação do INdT.

Mas não estamos limitados somente aos "mega-eventos" mundiais de Software Livre. Às vezes, participar de um evento menor e mais focado em um determinado assunto acaba sendo mais proveitoso para o nosso objetivo, que é difundir a plataforma de desenvolvimento Maemo entre os desenvolvedores brasileiros e universidades de Recife e da região. Assim, geralmente acabamos por ter que "revezar" os palestrantes, já que muitos eventos acabam ocorrendo muito próximos uns dos outros e até mesmo em dias coincidentes. Só pra citar um exemplo, semana passada estava ocorrendo um evento na UPE de terça a sexta e outro em Natal na sexta e sábado.

No final das contas acabei sendo "sorteado" para ministrar uma palestra no evento que estava acontecendo na UPE. Pra não dizer que estou mentindo, aí vão algumas fotos:





Eu já sabia que esse ia ser um caminho sem volta. O próximo evento programado será em Fortaleza entre os dias 19 e 21 de outubro. Para este, já tenho duas palestras programadas. Só estou esperando a hora de ter que apresentar uma palestra dessas em algum evento internacional em que tenha que falar em inglês. Apesar de tudo, acho que vale o sacrifício de conhecer novos lugares com hospedagem, passagem aérea e alimentação por conta do INdT. :)